Especialistas ensinam como se beneficiar da linguagem corporal nas negociações cotidianas

Confira dicas valiosas para utilizar gestos e movimentos a seu favor

A linguagem corporal é muito importante no processo de comunicação, já que ela pode enfatizar o que você quer transmitir por meio da fala, mas também pode contradizer suas intenções com o interlocutor. Segundo o pesquisador Albert Merahbian, pioneiro no estudo sobre o tema, 55% do que dizemos é entendido pelos gestos e movimentos, 38% pela musicalidade e 7% é representado pela palavra em si.

Já para o especialista em linguagem corporal Paulo Sérgio, os grandes negociadores têm uma postura pró-ativa e passam confiança para o outro por meio de movimentos. Sérgio destaca a importância de se basear nos gestos do interlocutor para criar familiaridade. “É interessante fazer o espelhamento verbal e corporal nos primeiros 30 segundos de conversa. Como, por exemplo, se a pessoa pega um copo, você também pega o copo, o que facilita a comunicação”, explica.

Durante a fala, a sua atenção deve estar totalmente voltada para o outro, a fim de demonstrar que você possui um interesse real no diálogo. Segundo o especialista em negociações Marcelo Ortega, os gestos e movimentos devem fluir durante a comunicação. No entanto, ele esclarece que é necessário coordenar os movimentos com a fala. “É preciso comunicar-se bem e, portanto, gestos são sempre bem-vindos, desde que sejam congruentes com aquilo que estamos dizendo”.

Confira abaixo dicas para utilizar a linguagem corporal nas negociações:

1. Use gestos de conexão
Os gestos de conexão são importantes porque criam ligação entre você e o ouvinte. Exemplos: toques sutis, espelhamento verbal e corporal, olhar diretamente nos olhos e inclinar-se para frente.

2. Chame pelo nome
Chamar a pessoa pelo nome durante a conversa é uma atitude valiosa que ajuda a criar empatia. Na hora de cumprimentar, se possível, dê um pequeno toque quase imperceptível no braço da pessoa.

3. Fique frente a frente
Se possível esteja de frente para a pessoa na hora da negociação. Se você for negociar e estiver com barreiras entre você e o interlocutor, elas vão dificultar o processo.

4. Olhe nos olhos

Olho no olho mostra confiança. Quando estamos a frente de uma ou mais pessoas precisamos alternar o olhar para todas elas.

5. Mostre as mãos
A linguagem corporal interpreta que o negociador que mostra as mãos demonstra sinceridade. Colocar o dedão para cima e a palmas da mão indica capacidade, energia, e vontade.

6. Mantenha os pés no chão
Ao se sentar para negociar é importante ficar com as pernas normalmente plantadas no chão. Cruzar as pernas pode ser elegante, se a pessoa acompanha o seu interlocutor. Essa técnica faz parte do espelhamento corporal, que ensina a acompanhar para conduzir.

DP|Admite-se

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *